Relatórios financeiros: porque fazer na empresa?

Saiba A Importancia De Fazer Os Seu Relatorios Financeiros Blog - Real Araçatubense Contabilidade & Gestão Empresarial

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A importância dos relatórios financeiros para sua empresa: Você está perdendo oportunidades?

Conheça as razões pelas quais os relatórios financeiros são importantes para o negócio

No final de cada ano fiscal, as empresas precisam apresentar um conjunto de demonstrações financeiras como um registro oficial de seu desempenho. Esses documentos fornecem informações sobre o desempenho da empresa durante esse período, ajudando investidores, funcionários e partes interessadas a entender como a empresa tem sido bem administrada. 

Este artigo detalha o que são relatórios financeiros, por que é importante para sua empresa, e potenciais armadilhas a serem observadas ao criar seus próprios relatórios financeiros.

Veja Também:

O que é Relatório Financeiro?

Os relatórios financeiros referem-se ao processo de geração de relatórios financeiros como uma forma de informar sobre o desempenho financeiro de uma empresa. 

Um relatório financeiro pode ser tanto um documento de nível resumido (por exemplo, um comunicado de imprensa sobre ganhos) ou uma análise detalhada que se destina a investidores, financiadores ou outras partes interessadas. 

Os relatórios financeiros podem variar em complexidade, mas normalmente incluem uma demonstração da posição financeira (também conhecida como balanço patrimonial), uma demonstração de lucros e perdas (também conhecida como demonstração de renda) e uma demonstração de fluxo de caixa. 

Em resumo, relatórios financeiros é o conjunto de processos que criam relatórios para rastrear e registrar informações financeiras. Estes relatórios são usados para monitorar o desempenho financeiro de uma empresa e fazer projeções para o futuro.

Por que os Relatórios Financeiros são importantes para sua empresa?

Os relatórios financeiros são uma fonte de informação crucial que ajuda as partes interessadas a tomar decisões informadas. 

Os dados financeiros podem ser usados para medir o desempenho da empresa, identificar problemas e riscos e planejar o futuro. Os relatórios financeiros são essenciais para investidores, financiadores e qualquer outro terceiro que precise entender como a empresa está se saindo financeiramente. 

Os investidores, por exemplo, dependem de relatórios financeiros para medir o desempenho do negócio e o retorno de seu investimento. Os financiadores usam relatórios financeiros para determinar se o mutuário tem probabilidade de pagar o empréstimo de acordo com os termos acordados. 

Os relatórios financeiros também podem ajudá-lo a monitorar o desempenho de sua empresa, identificar áreas para melhoria e tomar decisões estratégicas para beneficiar a empresa a longo prazo.

3 Principais retiradas de relatórios financeiros

  • Os relatórios financeiros ajudam as partes interessadas a tomar decisões informadas;
  • Os relatórios financeiros são essenciais para investidores, financiadores e qualquer outro terceiro que precise entender como a empresa está se saindo financeiramente;
  • Os relatórios financeiros também podem ajudá-lo a monitorar o desempenho de sua empresa, identificar áreas para melhoria e tomar decisões estratégicas para beneficiar a empresa a longo prazo.

2 Principais tipos de relatórios financeiros

Estes são os 2 principais tipos de relatórios financeiros;

  • Demonstração de lucros e perdas: Este relatório financeiro mostra quanto de receita está sendo trazido (receita de vendas) e quanto a empresa está gastando para gerar essa receita (custo dos produtos vendidos). Ele também mostra quanto dinheiro está sobrando (lucro);
  • Lucro por ação: Este relatório financeiro calcula quanto vale cada ação da empresa.

Demonstração de lucros e perdas

Este relatório financeiro mostra quanto de receita está sendo trazido (receita de vendas) e quanto a empresa está gastando para gerar essa receita (custo dos produtos vendidos). Mostra também quanto dinheiro está sendo deixado (lucro). 

Uma maneira simples de entender a declaração de lucros e perdas é pensar nela como uma conta corrente de quanto dinheiro a empresa fez durante o período (receita) menos a quantidade de dinheiro que gastou (despesas).

Lucro por ação

Este relatório financeiro calcula quanto vale cada ação da empresa.

Ele é baseado no lucro líquido da empresa e no número de ações em circulação, e pode ser usado para determinar o valor da empresa.

Muitos investidores utilizam estas informações para calcular o preço alvo para as ações de uma empresa.

Custo das mercadorias vendidas

Este relatório financeiro mostra quanto a empresa gastou com os materiais e suprimentos necessários para criar os produtos que foram vendidos.

É frequentemente abreviado como COGS e é relatado na demonstração de lucros e perdas.

O custo dos produtos vendidos é subtraído da receita de vendas para descobrir quanto dinheiro foi realmente feito.

Tenha o auxílio da Real Araçatubense para realizar relatórios financeiros

Os relatórios financeiros são o conjunto de processos que criam relatórios para rastrear e registrar informações financeiras. Estes relatórios são usados para monitorar o desempenho financeiro de uma empresa e fazer projeções para o futuro.

Os relatórios financeiros podem ser usados para medir o desempenho da empresa, identificar problemas e riscos e planejar para o futuro.

Pensando nisso, se quiser garantir o êxito em sua empresa e organizar o financeiro de sua empresa, conte conosco da Real Araçatubense, nós podemos auxiliá-lo e realizar relatórios financeiros para você!

Envie uma mensagem agora para que possamos conversar sobre a melhor maneira de ajudar você.

CLIQUE AQUI E PEÇA SEU RELATÓRIO FINANCEIRO!

5/5 - (1 vote)
Summary
Relatórios financeiros: porque fazer na empresa?
Article Name
Relatórios financeiros: porque fazer na empresa?
Description
A importância dos relatórios financeiros para sua empresa: Você está perdendo oportunidades? Leia o artigo e confira mais informações!
Author
Publisher Name
Real Araçatubense
Publisher Logo

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Como Funciona O Credito Tributario No Brasil Descubra Agora Tudo A Respeito Blog - Real Araçatubense Contabilidade & Gestão Empresarial

Crédito tributário – veja agora tudo a respeito

Crédito tributário: veja agora tudo a respeito  Você sabe que a recuperação de crédito tributário é um direito fornecido pela legislação para as empresas no Brasil? Neste artigo, você verá tudo que precisa saber sobre o crédito tributário e como

Precisa de uma contabilidade que entende do seu negócio ?

Encontrou! clique no botão abaixo e fale conosco!

Recomendado só para você
Você ainda não sabe como declarar investimentos ao imposto de…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

E-book

Open chat